fbpx
Gestão da Manutenção

O Sucesso da Gestão da Manutenção!

By 22 de janeiro de 2021 No Comments

Alinhe agora no início do ano as estratégias para garantir êxito!

Partindo do princípio de que já temos o Plano de 52 Semanas  , agora vamos alinhar o time para que possamos juntos cumprir o planejamento realizado e possamos de fato passar para etapa de programação e pôr fim a execução.

Sugiro uma reunião de 120 minutos no máximo, de maneira macro apresentar o plano de 52 Semanas, apresentar os KPI’s da área, alinhando as estratégias para aderência. Quando eu era Coordenadora de Manutenção, tinha por hábito realizar a reunião assim que divulgadas as Diretrizes Organizacionais e os KPI’s, explicava cada indicador, a métrica de cada um e as estratégias para que pudéssemos alcançá-los.

Igualmente importante é mostrar o papel de cada membro da equipe, como individualmente ele contribuirá para alcance dos resultados, ele precisa perceber a importância dele ali, saber que ele faz diferença!

Os esforços individuais que geram o resultado coletivo, enfatize isso para sua equipe nessa reunião.

Neste momento, com a equipe, é possível realizar a Matriz Swot da sua área, o que já lhe dará uma visão das oportunidades, forças e lhe permitirá tratar as fraquezas e identificar as possíveis ameaças.

Algo que considero muito oportuno também é elaborar um PDCA, assim sendo:

(Plan) Planejar – Essa etapa do Planejar consideramos o Plano de 52 Semanas.

Caso não tenha o planejamento para 52 Semanas, comece estabelecendo o planejamento semanal, e depois mensal, desta forma estará se organizando e planejando, notará que sua Gestão da Manutenção ficará mais objetiva e assertiva.

(Do) Executar –  Uma vez planejadas e programadas as manutenções , é o momento de executar, consideramos aqui o plano de Manutenção, as OS que devemos executar.

(Check) Verificar – Neste momento devemos minunciosamente com base em dados e fatos analisar a performance, se estamos atingindo os objetivos previamente estabelecidos, e identificando que não estamos, opa sinal vermelho ai!

É hora de pararmos e analisarmos, duas ferramentas da qualidade que considero apropriadas para que possamos identificar os desvios são: Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês, essas ferramentas auxiliam para que possamos identificar a causa raiz e em alguns casos a causa que contribuiu para que não alcançássemos os objetivos.

(Act) Agir – Uma vez identificada a falha, o motivo pelo qual o objetivo não foi atingido, devemos agir para minimizar os impactos, e reverter a situação outra ferramenta da qualidade que ajudará é 5W2H. Essa ferramenta consiste em um plano de ação. Nele descrevemos o evento, estabelecemos uma ação para reverter o cenário, nomeamos um executor, colocamos prazo para execução da ação, dentre outros detalhes se necessário.

Eu costumava fazer mensalmente uma reunião para apresentar a performance e se necessário mudar a rota, considere caso seja aplicável em sua realidade.

Para garantir o sucesso de sua equipe de Manutenção e realizar uma boa gestão da Manutenção é de extrema importância que sua Equipe seja treinada e capacitada para as atividades, enfatize o trabalho em equipe.

Ao longo do ano certamente aparecerão, situações, problemas, eventos inesperados que podem atrapalhar o planejamento, estabeleça as prioridades para essa finalidade a matriz GUT poderá ajudar.

Dê a devida importância ao planejamento, programação, verifique a execução, se houver algo fora da curva investigue, identifique as causas ,faça plano de ação factível quando identificar desvios.

Não se esqueça: alinhe agora no início do ano as estratégias para garantir êxito!

Desta forma garantirá o Sucesso da Gestão da Manutenção!

 

 

Eymard Barroso

Author Eymard Barroso

More posts by Eymard Barroso

Leave a Reply

Translate »