fbpx
Manutenção Prescritiva

Manutenção Prescritiva será o futuro da Manutenção?

By 15 de janeiro de 2021 No Comments

Mais um conceito bem difundido na Industria 4.0 é a Manutenção Prescritiva .

A Manutenção Prescritiva tem sido descrita como o futuro da Manutenção, associa-se o termo Manutenção 4.0 a Manutenção Prescritiva, mas, por quê ?

O que ela propõe?

Para  falarmos da Manutenção Prescritiva , vamos fazer uma reflexão sobre os tipos de Manutenção hoje aplicados.

Quando falamos em Manutenção corretiva intuitivamente pensamos em “corrigir” podemos imaginar, uma manutenção em um componente de uma máquina ou equipamento em decorrência de alguma falha apresentada e que precisamos agir para restabelecer o padrão.

Aplicando o conceito de Manutenção Preventiva deveríamos ter feito periodicamente uma manutenção ou intervenção nesta máquina ou equipamento  para que essa falha no componente não tivesse ocorrido.

 Manutenção Preditiva através de monitoramentos de parâmetros estabelecidos teria nos dado um alerta de que a falha poderia ocorrer, nos dá uma previsão. E com base nesses sinais de anomalias dos parâmetros iriamos agir.

E a Manutenção Prescritiva qual é seu propósito?

 

O futuro da Manutenção esta nas máquinas!

 

A Manutenção Prescritiva nos  dá elementos para rápida análise e tomada de decisão mais assertiva.

A Manutenção Prescritiva tem como foco os resultados positivos, assim sendo, não vai apenas prever anomalias ou falhas, seu alvo , sua proposta é prescrever as manutenções  necessárias com base na análise de dados autônoma que a própria máquina fará minimizando os impactos na produtividade.

 

 

Você deve estar se perguntando como isso é possível não é mesmo?

As novas tecnologias,  equipamentos ,machine learning dotados de inteligência artificial possibilitarão análises de dados, em tempo real e com base em históricos de falhas , identificarão padrões e serão capazes de tomada de decisão, com agilidade e precisão.

Isso mesmo que você leu tomada de decisão!

Não é à toa que se denomina PRESCRITIVA porque terá a capacidade de prescrever manutenções que se façam necessário.

Com isso , posso  dizer  para ti que  teremos menos paradas inesperadas em máquinas e equipamentos, o nível operacional e de produção terão resultados mais significativos.

Os níveis de disponibilidade e confiabilidade certamente serão elevados , consequentemente.

Quando nos lembramos da indústria 1.0 dificilmente pensaríamos em uma máquina tomando decisões, máquina analisando, cruzando dados , prescrevendo a manutenção necessária de maneira autônoma , ou com a menor intervenção humana possível.

Já parou para pensar nisso ?

Como  Gestor de Manutenção, já havia pensado em delegar e dar autonomia a uma máquina para tomada de decisões ?

Já parou para pensar que em um futuro não muito distante você poderá ser gestor de máquinas ?

É a indústria 4.0 está aí e a Manutenção precisa acompanhar essa evolução, a Manutenção Prescritiva vem reformulando nosso modo de pensar, nosso modo de fazer gestão da manutenção.

Diante de tudo isso, penso que  nosso modo de encarar essa realidade precisa mudar também, precisamos estar a  par das novas tecnologias, nos capacitar , conhecer automação, programação, dentre outros conhecimentos fundamentais , somente desta forma, estaremos preparados para executar uma manutenção 4.0 e desfrutar dos benefícios que a manutenção prescritiva pode nos proporcionar, afinal , uma das atribuições de um gestor de manutenção é implementar e implantar estratégias que visem garantir uma manutenção bem sucedida.

E você como imagina esse cenário em um futuro não muito distante?

Deixe seu comentário contribuindo com o tema.

 

Eymard Barroso

Author Eymard Barroso

More posts by Eymard Barroso

Leave a Reply

Translate »