fbpx
Indicadores

Como podemos agir visando melhoria contínua através da análise do MTTR?

By 4 de fevereiro de 2021 No Comments

Como Gestores de manutenção temos muitas responsabilidades e somos muito questionados pelo MTTR e seu impacto na produtividade.

O indicador MTTR  ( tempo médio para reparo) visa medir o tempo entre a ocorrência e a finalização da execução em relação a Manutenção.

Excelente KPI para medir eficiência da equipe de execução em relação ao tempo dedicado para  realizar o reparo necessário disponibilizando o ativo para produção.

Esse tempo pode nos dizer muito a respeito de nossas equipes e o impacto que geram no processo produtivo.

Obviamente o ideal é sempre manter o MTTR o mais baixo possível, evidenciando que a equipe de manutenção está agindo de maneira eficiente e sendo diligente.

Algumas empresas criam como forma de Gerenciamento de Rotina ações ou  indicadores  do tipo “Reduzir o tempo de reparo”, “Diminuir o tempo que a produção fica parada aguardando a manutenção”

Mas, mais importante do que determinar essas ações, é de fato compreender por que o tempo em determinadas manutenções está elevado, quais foram os fatores que contribuíram para que o ativo não fosse liberado mais rapidamente.

E aí entra em pauta uma questão muito relevante que as vezes tem sua importância minimizada.

Será que seu time da Manutenção está pronto?

A reflexão nos itens abaixo questionados e ações de melhorias podem ajudar a melhorar o MTTR.

 

Existe procedimento operacional padrão claro para a equipe?

Minha equipe esta capacitada e habilitada através de treinamentos específicos para as manutenções?

Uma sugestão caso ainda não tenha é fazer uma Matriz de Competências .

 Não carregue esse peso sozinho!

Avaliamos se a equipe tinha em mãos todos os recursos necessários para execução das atividades? Os  recursos como ferramentas , materiais para a execução da atividade são suficientes?

Quando existe um controle de estoque por exemplo conseguimos saber a quantidade mínima que deveria ter de determinado componente, e aí não assuma a responsabilidade sozinho, no mínimo deve ser dividida com PCM Planejamento e Suprimentos.

Como minha equipe está distribuída para os atendimentos? Será que você tinha mão de obra suficiente e especifica  para fazer a corretiva em questão?

Imagine uma situação: Trata-se de reparo elétrico e suponha que só tenha na equipe em um determinado dia mecânicos, como fará?

 

A comunicação eficaz e assertiva é de extrema importância deixe claro para equipe o que será feito e como será feito, enfatize o que é urgência e o que é Prioridade é importante que eles saibam distinguir, ajude-os a compreender o que deve ser feito.

Chamar o time para o jogo os farão sentir-se responsáveis pelo resultado!

 

Ao identificar oportunidades de melhorias, faça uma apresentação, marque uma reunião mensal com sua equipe, deixe-os saber como estão trabalhando, como esta o desempenho  da equipe, mostre a eles como podem individualmente contribuir para melhorias, feedforward é uma excelente ferramenta para essa finalidade, isso os fará compreender que fazem parte do processo e do resultado, garanto para ti quando a equipe passa a compreender seu papel na equipe a tendência é trabalharem com mais foco e responsabilidade.

Assim será mais fácil realizar a Gestão da Manutenção com foco em resultados! SUCESSO EM SUA GESTÃO DA MANUTENÇÃO!

 

Arlete Tigre

Author Arlete Tigre

More posts by Arlete Tigre

Leave a Reply

Translate »