fbpx
Gestão da Manutenção

03 Razões para mantermos os registros de Manutenção Organizados!

By 11 de fevereiro de 2021 No Comments

 

A produção avisa  que a máquina parou novamente.

Você como gestor solicita a sua equipe de manutenção que realize a corretiva.

Alguém exclama: “Mas de novo essa falha?”

Levando em consideração que é reincidente, com base no histórico anterior poderá fazer uma analise de falhas e mapear melhorias no processo.

Vamos analisar o Check List, a solicitação de serviço e a última OS executada.

Mas e se seu setor não tem esse processo documentado?

E agora?

Ponderando no cenário acima qual a  importância dos registros de Manutenção?

Destacarei  03 Motivos que nos ajudam a avaliar as vantagens e importância.

 

  1. Quando temos os dados e registros das ocorrências e tratativas, conseguimos fazer  análises das manutenções realizadas e isto nos direciona para tomada de decisão, inclusive mudar estratégias de manutenção. Conseguimos por exemplo avaliar graficamente através de indicadores se é viável continuar fazendo a corretiva ou investir em uma nova aquisição.
  2. O registro da solicitação de manutenção, das OS’s, execução e encerramento geram históricos de manutenção e através deles temos parâmetros para analisar quais equipamentos ou componentes  estão apresentando mais falhas, quais são as falhas recorrentes, como esta minha equipe de manutenção, como está a qualidade das manutenções, se estou dando vazão à necessidade de manutenção.
  3. Quanto mais registrarmos as ocorrências mais dados teremos e melhores análises faremos e mais oportunidades para reavaliar     as estratégias de manutenção.

Como iniciar esses registros?

Sugiro caso não tenha, iniciar com implantação de pre-uso, ou Check List diário, trata-se de uma lista de itens que devem ser conferidos pelo operador antes do uso do equipamento, uma das ferramentas utilizadas na implantação da Manutenção Produtiva Total no pilar de Manutenção Autônoma.

 

Estes documentos têm por finalidade a inspeção do funcionamento dos itens de uma ativo, testá-los e avaliar se suas funcionalidades estão apresentando algum defeito ou pelo menos prevê-las.

Posso garantir para ti que essa implantação pode ajudar muito se de fato for executado da maneira correta.

É importante deixar bem claro para o operador do equipamento qual é o objetivo do preenchimento dos documentos aqui propostos, para que não caiam no lapso e automatismo e minimizem sua importância, e não façam por fazer . Enfatize a necessidade de testar os itens , verificar se estão em perfeitas condições de uso e em caso negativo sinalizar a necessidade de tratativa.

 

Identifiquei uma anomalia e agora?

Ao identificarmos uma anomalia, indiferente se a encontramos na inspeção de pre-uso, check List ou a anomalia tenha ocorrido durante a operação do ativo, devemos realizar esse registro de não conformidade.

Algumas empresas adotam o procedimento de realizar a tratativa e  corretiva  obviamente,  mas não registram a ocorrência.

Aí estamos perdendo mais uma chance de alimentar histórico.

Vamos mudar esse processo?

Como registramos?  Se temos um software de manutenção vamos registrar a solicitação de manutenção descrevendo o máximo de detalhes em relação a como a falha se apresentou para que seja gerada uma OS e o devido tratamento seja dado.

Algumas empresas não trabalham com Software de manutenção, trabalham com sistema de planilhas ou documentos escritos à mão. De qualquer forma, registre a ocorrência.

Uma vez realizada a manutenção, registre dados relacionados a manutenção, data e horário da manutenção, qual a falha apresentada, qual poderia ter sido a causa desta anomalia, quem executou a corretiva e como foi executada, qual componente foi trocado, se não foi trocado, qual o motivo? Houve teste após a corretiva ? Registre tudo!

A implantação de check list , pre uso, registro das solicitações de manutenção, registro das OS e devido tratamentos delas fará com que você tenha dados e informações que facilitarão sua gestão da manutenção uma vez consolidados.

Sucesso em sua gestão da Manutenção!

 

Arlete Tigre

Author Arlete Tigre

More posts by Arlete Tigre

Leave a Reply

Translate »