fbpx
Gestão da Manutenção

03 Passos para implantar um sistema de Gerenciamento da Manutenção!

By 18 de fevereiro de 2021 No Comments

Como Gestores de Manutenção é muito importante que tenhamos uma estratégia, um controle da execução e parâmetros que nos digam se estamos no caminho certo.

Quando implantamos um sistema de Gestão que nos permite executar o Planejamento e Controle da Manutenção temos ganhos no processo que podem garantir o sucesso na gestão da Manutenção.

Sugiro pra ti os passos abaixo para implantação e posso assegurar que os ganhos em relação ao controle de equipamentos e ativos serão consideráveis.

1°Cadastramento de Ativos.

 

Ao realizarmos o cadastro de ativos, devemos de fato dar atenção a todas as  informações relacionadas aos dados operacionais, suas características, apontamentos que sejam relevantes para o tipo de gatilho de determinadas manutenções , por exemplo horas, km … todas essas informações junto com a Matriz de Criticidade de cada equipamento nos darão elementos para a elaboração do Plano de Manutenção que é o segundo passo que mencionaremos.

2°Criação do Plano de Manutenção

Neste momento levando em consideração a característica de cada equipamento, bem como sua matriz de criticidade criaremos seu plano de manutenção, ou seja, é hora de elaborarmos as estratégias de manutenção para cada equipamento ativo.

As estratégias de Manutenção devem ser organizadas no Plano Mestre de Manutenção ou Plano de 52 Semanas. Neste plano descrevemos todas as intervenções que os ativos sofrerão ao longo do ano.

O Plano de 52 Semanas tem uma importância  fundamental para o planejamento, programação e sobretudo para o SUCESSO  da Manutenção.

Uma vez elaborado, baseado na necessidade de cada equipamento, é hora de o colocarmos em prática. Passamos então para nosso terceiro passo.

3°Colocar para rodar a rotina semanal de Planejamento e Programação .

O Planejamento deve analisar toda a carteira de serviços, todas as necessidades e recursos necessários para a execução das atividades. Mão-de-obra, material, necessidade de contratação de um serviço específico. Uma vez tendo todos os recursos, devemos de fato colocar na programação as Ordens de serviço (OS). A programação semanal por sua vez irá alocar em linha do tempo a manutenção, ou seja, quando será feito e quem fará.

Importante medir a aderência ao cumprimento semanal uma das formas de medir é :

Cumprimento Semanal =  “Hxh executado dividido pelo Hxh programado”

 

Ao implantar um sistema de Gerenciamento da Manutenção, tão importante quanto os passos acima é acompanharmos a execução e realizarmos o controle baseado em KPI’s temos que medir e estratificar os resultados isso nos fará analisar a Disponibilidade do ativo Backlog, MTTR, MTBF.

Outro acompanhamento importante que temos de realizar é o de Custos de Manutenção. É importante diferenciarmos o que é Capex e Opex e ajustarmos os parâmetros estabelecidos pela empresa para aderência aos custos.

Podemos implantar esse sistema de Gerenciamento de Manutenção e ativos de maneira rápida e focada em resultados.

Para esse controle podemos utilizar Software para Gestão da Manutenção. Facilita e muito todas as etapas para a gestão.

Se dermos a devida relevância ao assunto (realizarmos o cadastramento dos ativos, avaliarmos individualmente a estratégia de manutenção de cada um, termos um cronograma de manutenção baseada nessa estratégia), teremos êxito em nosso processo de gestão da Manutenção.

Sucesso em sua Gestão da Manutenção!

 

Arlete Tigre

Author Arlete Tigre

More posts by Arlete Tigre

Leave a Reply

Translate »