fbpx
Manutenção

Plano 52 Semanas

By 20 de dezembro de 2018 No Comments

Você tem um Plano 52 Semanas? Se por algum motivo você não saiba fique tranquilo! Vamos descrever aqui o que é um!

O que é

Este plano é um mapa onde estão discriminadas todas as manutenções preventivas, preditivas, lubrificações e inspeções de um equipamento no período de um ano.

Nele é possível identificar quais são os planos de manutenção que serão executados em uma determinada semana e em um específico equipamento. Exatamente como um calendário. Uma das grandes vantagens de ter um documento como este é a possibilidade de planejar uma atividade com maior eficiência. As ordens de manutenção são criadas com certa antecedência e com isso identificados materiais, ferramentas e serviços necessários para uma boa execução das atividades. Menor chance de erros.

Uma outra vantagem é a possibilidade de utilizá-lo como uma maneira de levantar o custo de manutenção. Levanta-se todas as OS’s nestes planos, identifica o que é necessário para executar e com isso o levantamento do custo. Muitas empresas utilizam esta estratégia.

Periodicidades

Ao criar os planos, serão estipuladas a periodicidade de cada ordem de serviço. Vamos dar um exemplo: caso seja uma preventiva periódica mensal que se inicia na semana 10. Esta mesma ordem deverá ser executada nas semanas 14, 18, 22… e assim por diante. Caso seja uma inspeção preditiva trimestral iniciando na semana 35, ela ocorrerá nas semanas 48, na semana 8 do ano seguinte… e por aí vai…

Com isso, no início de janeiro (ou mesmo antes) é possível identificar quando os equipamentos irão parar, fazer um orçamento de custo por ordem, dentre outras ações.

Cuidado…

Muitas pessoas ao criarem o Plano 52 Semanas distribuem as ordens de manutenção de tal maneira que cada uma das 52 semanas tenham uma quantidade média igual. Aí é que mora o perigo…

As ordens não necessariamente possuem o mesmo Hxh de execução. Vamos dar um exemplo para ficar mais claro: você programou 10 ordens para a semana 27 e 10 para a semana 28. Contudo as OS’s da primeira semana demandam 40 Hxh e uma das ordens da segunda semana demanda 20 Hxh. Dependendo do tamanho da sua equipe e do seu índice de manutenção corretiva você não conseguirá realizar todas.

Moral da história: distribua suas ordens no seu Plano 52 semanas por Hxh necessário, e mão por quantidade de OS’s a executar.

Dicas

Algo que é simples, mas bastante interessante de fazer é colocar a periodicidade múltiplo de 7 (semanal 7 dias, quinzenal 14, mensal 28 e dai por diante) pois certamente a atividade não deverá ser programada para um dia de final de semana (normalmente as empresas não executam preventivas nestes dias). Ou caso sua empresa realize manutenções somente nos finais de semana você irá garantir que ela não cairá em um dia de semana. Isso irá evitar remanejamentos e alteração de acordos junto aos setores responsáveis.

Você tem um Plano 52 semanas na sua empresa? Como você controla prevê a execução dos seus planos de manutenção? Comente nos comentários abaixo!!!

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »