Seguimos aqui com a nossa série de artigos sobre os pilares do TPM. O terceiro é o Melhoria Focalizada.
A melhoria focalizada nada mais é que direcionar todo seu esforço e inteligência para a melhoria de resultado. Entenda como resultado diminuição do custo, aumento da disponibilidade, do OEE e todos demais mensuráveis e que você utilize como KPI padrão.
Agora, como aplicar este pilar na prática?
Fique aqui que começarei explicando a você o que é a ferramenta CAPDo.
O CAPDo
O CAPDo é uma derivação da ferramenta PDCA. Na segunda o ciclo inicia-se com o Plan, de planejar. Já na primeira o ciclo inicia-se no Check. Você deve estar pensando: faz isso alguma diferença? Vou te falar que faz total diferença!
Peter Drucker uma vez disse: O que pode ser medido pode ser melhorado. Concordo totalmente com sua frase. E acredito também que para isso é necessária uma referência para comparamos o onde estamos para sabermos o onde queremos chegar. Se você quer aumentar seu peso ou diminuí-lo, antes de saber como o fazer você precisa saber qual peso você tem hoje. Somente ainda planejar o ganho a perna. E é aí que o CAPDo entra.
A grande vantagem do CAPDo é que antes de qualquer ação nós medimos a situação atual. Com isso podemos criar um plano de ação direcionado a melhoria que queremos promover. Vou te dar um exemplo.
Você precisa melhorar seu cumprimento de manutenção preventiva. Agora, qual a porcentagem? É possível atingir este valor? Então antes de criar um plano de ação você precisa saber o que você hoje para aí focar no que irá melhorar.
O OEE como principal indicador
Já falamos sobre o OEE aqui. O OEE é um indicador que traduzido significa Eficiência Global do Equipamento. Seu resultado baseia-se na multiplicação da disponibilidade física do equipamento, desempenho e qualidade. Por isso ele é tão completo. Pois envolve todos os principais setores da manutenção. Certas empresas o utilizam como meta global do time de manutenção mas como a companhia de maneira geral.
Através do resultado do OEE você consegue ir além e estratificar o seu resultado, criar um plano de ação para as pessoas envolvidas e a partir daí executar de maneira focada.
O ciclo nunca para
Nas empresas em que trabalhei o CAPDo rodava constantemente. A cada período concluído parávamos, analisávamos o indicador e criávamos um plano de ação para melhorar os resultados. Este é o verdadeiro conceito na melhoria contínua. Vou deixar aqui os links de alguns vídeos que permitirão você conhecer um pouco mais sobre esta metodologia e consequentemente este pilar.
Um exemplo prático do uso do ciclo de melhoria contínua CAPDo