fbpx
TPM

Office: O TPM salvando a sua vida

By 15 de outubro de 2020 No Comments

Já há algumas semanas estamos aqui conversando um pouco sobre o TPM. Seus pilares, melhorias que proporcionam e como implementar.

Hoje iremos falar de um pilar que muitos julgam como menos prioritário. Contudo acredito que se trata de um tão importante quanto os demais. Vou te dar alguns exemplos do motivo disso.

Uma vez fui procurar um desenho para poder solicitar a fabricação de uma peça. Estava tudo tão desorganizado que demorei quase 2 dias para encontrá-lo. Mas não tenho só exemplo negativo. Existe um bem positivo.

Mudei de empresa e fui trabalhar como planejador de manutenção de grandes paradas de equipamentos. Nunca havia trabalhado nesta função antes. Além disso não conhecia todos os equipamentos daquela empresa. Contudo existia uma cultura nela que me permitiu compensar este revés: havia quase todo o histórico das grandes antigas paradas de manutenção.  Lista de desenhos, peças, cronograma de parada, procedimentos e muito mais.

E você, acredita que os itens citados acima são importantes ou não? Vamos falar mais sobre eles!

Qual o papel do pilar

Este pilar tem como objetivo organizar toda a manutenção para que você tenha em suas mãos, da maneira mais rápida e eficiente, todas as informações que precisa.

Quando falo sobre organização, digo um arquivo técnico onde é possível encontrar tudo que precisa num piscar de olhos. Manuais e desenhos, por exemplos.

Ter um histórico de manutenção. Preferencialmente com o auxílio de um software. Com isso você terá uma maior organização do seu processo de OS’s.

Um arquivo técnico, não só ordens de manutenção ou manuais e apostilas, mas de todas as paradas e serviços não rotineiros. Isso é bastante importante pois muitos equipamentos são abertos a cada ano. Ou a cada 2, ou até 5 anos. Já vivi isso na prática. Muitas vezes ninguém do time de manutenção estava presente na última intervenção. Ou, o que é certo, não lembrará de tudo nos mínimos detalhes. Como você já deve saber: uma peça errada ou não solicitada pode jogar por água abaixo todo seu planejamento que pode ter durado meses.

5S

O 5S é uma ferramenta japonesa que tem por premissa descartar o que não é usado, organizar o seu ambiente de trabalho, o que  é utilizado constantemente esteja com acesso mais fácil, criar uma identificação para estes itens e tornar todo este processo uma rotina.

Ou seja, este é um dos exemplos práticos que outras ferramentas de qualidade e produtividade estão inseridas neste pilar. O que nos prova a sua importância no nosso dia-a-dia.

Devia ter feito isso antes…

Este é o sentimento quando você vai procurar um desenho e não encontra. Um manual e não tem ele na empresa. Precisa planejar uma parada mas não registrou a anterior. Inserindo não só as atividades e materiais, mas como um relatório do que deu certo e não deu.

Se você ainda não conhecia este pilar, prazer. Coloque em prática e aumente sua produtividade e da sua equipe. Sucesso!!!

Eymard Barroso

Author Eymard Barroso

More posts by Eymard Barroso

Leave a Reply

Translate »