fbpx
PCM

O que é PCM?

By 7 de novembro de 2019 No Comments

PCM é a abreviação de Planejamento e Controle da Manutenção. Costumamos dizer que é o coração do setor. Por um motivo simples: todos os controles e decisões estratégicas da rotina da manutenção são realizadas lá.

Nos dias de hoje é comum que algumas empresas não tenham um PCM estruturado, ou nenhuma gestão de manutenção. Como sua estratégia de manutenção é a corretiva (sendo consciente ou não esta decisão) não usufruem das vantagens de um ambiente mais organizado e menos estressante. Sabemos que existem vários motivos para isso ocorrer. O objetivo hoje não é entrar neste mérito.

Hoje quero te falar como é composto o PCM, atividades e como é o processo de estruturação. Então se você já trabalha em uma empresa que tem essa equipe de trabalho contudo gostaria de melhorar sua estrutura, ou não tem e quer ter um norte de por onde começar, fique comigo! Vou te mostrar algo que irá te ajudar.

Atividades do PCM

Criando a base

Para uma empresa que não tem absolutamente nada, para iniciar a construção do PCM deverá realizar as seguintes atividades:

Levantar os indicadores de performance

Na manutenção existem vários indicadores de performance. Cada empresa seleciona aquele mais importante para sua realidade. Estes indicadores são:

  • Disponibilidade Física
  • MTBF (Tempo médio entre falhas)
  • MTTR (Tempo médio entre falhas)
  • OEE (Eficiência Global dos Equipamentos)
  • Cumprimento da Programação Semanal
  • Cumprimento do Plano 52 Semanas
  • Custo de manutenção
  • Confiabilidade
  • Dentre outros…

Como criar a meta para cada indicador de performance?

Muitas pessoas criam metas arbitrárias, ou então definem meta baseada em uma já existente em outra planta. Particularmente não acho legal. O motivo é simples: se você está estipulando a meta de uma planta, provavelmente é porque lá não tem. Será que a eficiência de uma planta é igual à outra? Provavelmente não!

Mas ai você deve estar se perguntando: “Ok, então o que devo fazer?”

Existe uma metodologia que se chama CAPDo. É idêntica ao PDCA, contudo o círculo gira a partir do C e não do O. Clique aqui que você será direcionado para um vídeo onde isso será explicado de uma maneira simples como utilizá-la.

As funções dos colaboradores do PCM

Esta estrutura pode variar um pouco de empresa para empresa. Mas basicamente funciona assim:

  • Inspetores de Manutenção (mecânico e elétrico): responsáveis por executar as inspeções dos equipamentos;
  • Planejador de Manutenção: provê recursos (materiais, serviços, ferramentas, dentre outros) para as atividades pendentes de execução;
  • Programador de Manutenção: Responsável por selecionar as ordens de serviços planejadas, acordar a execução com a produção e criar uma programação de manutenção;
  • Controller: responsável por lançar as ordens de serviço no sistema e gerar os indicadores;
  • Supervisor de Planejamento: coordena todos os profissionais;

Rotina do PCM

A rotina do PCM é basicamente mesma sempre. Em uma visão macro. Digo macro pois cada colaborador pode estar focado em uma atividade. Contudo com o mesmo objetivo fim que será listado abaixo:

  1. Gerar as ordens de inspeções e manutenções preventivas;
  2. Prover recursos para as ordens geradas;
  3. Criar uma programação semanal;
  4. Colocar as atividades em execução;
  5. Avaliar o que foi executado. Encerrar as ordens de serviço e gerar os indicadores;
  6. Analisar os indicadores e criar um plano de ação;
  7. Abrir ordens de manutenção provenientes das inspeções feitas;
  8. Gerar as novas inspeções e ordens preventivas;
  9. O ciclo gira novamente;

 

Bons resultados não são alcançados por acaso

Todas empresas que possuem um resultado expressivo em seus indicadores de manutenção o têm devido a toda uma inteligência existente por trás dos números apresentados.

Discordando de mim mesmo, existe uma situação que ela pode não ter um PCM mas possuir resultados com corretiva: quando a fábrica ainda é nova e ainda não há avarias.

Mas uma coisa eu te digo. Isso é sorte. Uma hora a fatura chega…

Estão descritos aqui algumas informações valiosas que permitem você agir e buscar resultados ainda melhores onde trabalha. Ponha em prática, e conte pra gente aqui em baixo qual a sua opinião.

 

Eymard Barroso

Author Eymard Barroso

More posts by Eymard Barroso

Leave a Reply

Translate »