fbpx
Sem categoria

O que é OEE?

By 5 de dezembro de 2019 No Comments

Como já detalhado em nosso último artigo sobre os indicadores de manutenção, ou KPI’s, estes números são o que representa a sua empresa. Seja o tanto que você produz, os investimentos que você faz para produzir mais, o custo que você tem para manter a planta funcionando… ou seja, o norte para o sucesso de qualquer empresa.

Existe hoje um indicador que é utilizado por muitas empresas como o indicador principal. O OEE (sigla que traduzida significa Eficiência Global dos Equipamentos).

Ele é utilizado muitas vezes como principal, uma vez que integra tanto o setor de manutenção quanto os setores de produção e qualidade.

Em muitas empresas existem um problema em que cada setor possui uma meta anual a ser batida. Muitas vezes elas são diferentes para cada equipe, contudo cada uma delas influencia no resultado da outra. Vou te explicar para ser mais claro.

Em uma das empresas que trabalhei existia um amigo que era responsável pela produção de soda cáustica. Outro era responsável pela produção de sínter. O grande problema era que um fazia parte da base da produção do outro. Isso gerava um desconforto pois ambos tinham que aumentar sua produção, contudo viviam em um conflito de interesses.

Sem mais delongas, vamos entrar agora a estratificação deste indicador.

A composição do OEE

O indicador OEE é alcançado após multiplicar outros 3 indicadores. São eles:

  • Disponibilidade física
  • Desempenho
  • Qualidade

Acredito que agora você conseguiu identificar com maior clareza o motivo de muitas empresas o escolher como indicador principal.

Vamos agora detalhar cada uma das parcelas deste indicador.

Disponibilidade Física

A disponibilidade física é mensurada quando dividimos o tempo operacional pelo tempo de carga.

O tempo operacional representa o tempo em que a fábrica opera. Se 8 horas por dia, ou 24 horas no caso de 3 turnos. Já o tempo de carga é igual ao tempo operacional subtraído dos tempos de manutenção (como preventiva, por exemplo) e as paradas não planejadas.

Desempenho

O desempenho é igual ao volume processado, multiplicado pelo volume processado, divido pelo tempo operacional.

O resultado deste indicador é o seguinte: se esta máquina está dimensionada a produzir 10 peças em 1 hora, quantas ela realmente está produzindo neste mesmo intervalo de tempo?

Qualidade

O índice de qualidade pode ser calculado dividindo o número de peças boas pelo total de peças produzidas.

Se eu produzi 10 peças, mas apenas 9 estavam dentro do especificado pelo cliente, significa que tenho um índice de qualidade de 90%.

Exemplo de Cálculo

O OEE pode ser utilizado em todas as empresas?

A resposta é sim!

Contudo vou de deixar uma observação: é melhor possuir ferramentas simples bem implantadas a um milhão de ferramentas de classe mundial mal executadas.

Se você trabalha no setor de manutenção, aconselho primeiramente você utilizar a disponibilidade física dos equipamentos. Isto porque ele possui informações de mais fácil acesso seu. De nada vale você querer medir o OEE se não possui em suas mãos as informações como precisa, tipo os de produção e qualidade.

Esta ferramenta é de grande valia na empresa. Se você não o tem tente vender para seus pares e trabalhe em cima de um indicador que envolve todos. Tenho certeza que excelentes resultados e um clima de cooperação entre vocês irá surgir.

 

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »