fbpx
Sem categoria

O que a pandemia tem feito para o mantenedor que ninguém havia feito antes

By 16 de abril de 2020 No Comments

Vivemos hoje em um momento de incerteza. Não tem como negar. Junto com as incertezas muitas vezes vem o medo, a insegurança sobre o que vem pela frente. Se você já pegou estrada para algum lugar e se deparou com muita neblina deve saber o que eu estou dizendo. E acredito também que vai concordar comigo em mais uma coisa: mesmo que você não consiga ver a estrada toda, você irá chegar no destino final.

Assim como chegamos no destino dirigindo quilometro por quilometro, iremos superar este momento vivendo dia após dia.

Você já deve ter ouvido frases do tipo:

– Faça do limão uma limonada.

– Em momentos de crise algumas pessoas choram enquanto outras vendem lenços.

– Todo fracasso possui uma possibilidade de sucesso equivalente.

Será que essas frases são todas motivacionais ditas da boca pra fora?

Posso te afirmar que não! Além disso iriei te provar que você pode fazer do SEU limão a SUA limonada.

Redução de Back-log

Várias empresas entraram de quarentena. Temos vários clientes nesta situação. Mas sabem o que a maioria deles tem me informado? Parte da manutenção permanece trabalhando para zerarem ou diminuírem as pendências de manutenção.

Se sua empresa é uma dessas eu gostaria que você parasse e refletisse: quantas vezes você deve ter sido impedido de fazer seu trabalho porque o PCP não deixou? Hoje você pode deixar o equipamento zero km, mostrar o seu trabalho e almejar o reconhecimento que tanto merece após esta turbulência passar.

E mais um detalhe: se sua empresa vem sofrendo hoje por más decisões tomadas ao longo dos últimos anos, é o momento de corrigir, uma vez que a demanda está menor.

E por último, zerar o back-log permitirá que você trabalhe menos apagando incêndio assim que tudo voltar ao normal.

Conteúdos gratuitos ou com desconto na internet

Você tem observado a quantidade de lives, cursos, palestras que tem sido ministrada nas mais variadas redes sociais? Instagram, Facebook, YouTube…

Empresas como a Udemy já forneciam cursos ao preço de R$21,00 (cerca de 3 Coca-cola 2 litros) e passou a fornecer alguns gratuitos.

Com jornada de trabalho reduzida é possível você se capacitar mais buscando treinamentos EAD, entender mais sobre a área de finanças, AutoCAD, SolidWorks, Excel… ou até mesmo uma outra profissão.

A não escolha também é uma escolha. As vezes você é eletricista ou mecânico pois tinha um familiar que também era e você acreditava pela convivência que somente poderia fazer aquilo. As vezes seu pai ou tio tenha dito:  Vá para o Senai e faça um curso de aprendizagem industrial. Você por não ter experiência de vida fez. Por estar no meio industrial fez o curso técnico, depois a engenharia e já está na área há mais de 10 anos. Muitas pessoas têm essa carreira e estão felizes. A pergunta é: você está?

Use este momento em que muitas empresas ainda estão permitindo que seus funcionários fiquem em casa recebendo o salário integral, ou mesmo parcial, e use este tempo para fazer essa avaliação. Se você está feliz, parabéns pelo que construiu. Se não, quando a crise passar (assim como passou a de 1929, 1986, 2008 e 2014) a de 2020 também vai passar. Você possivelmente estará trabalhando com as mesmas pessoas e fazendo as mesmas coisas. Isso te alivia ou te aflige?

Aproveite todas as lives, vídeos, cursos gratuitos que estão sendo ofertado para se capacitar ainda mais ou mudar o rumo de algo na sua vida que não está te fazendo bem. Mais que nunca para ter acesso à essas oportunidades você precisa apenas de um celular e um sinal da internet. Não mais que isso.

Quanto tempo você não passava 1h a mais com sua família

Eu percebi que durante a fase louca da minha vida em que eu acordava às 5:30 da manhã para ir trabalhar e ia dormir depois das 00h pois esse era o horário em que eu chegava da faculdade de engenharia mecânica, perdi muito contato com as pessoas que moravam comigo. Eu acredito que não é possível ter uma vida 100% equilibrada. Uma fase você irá trabalhar demais. Imagina 45 dias de uma parada de forno ou o start de um equipamento? Contudo muitas empresas depois têm férias coletivas no natal e tudo se equilibra. Em um momento você faz muito de um e pouco de outro. Mas em um intervalo de tempo existe esse equilíbrio. Ou pelo menos deveria…

Em qual delas você estava? A mais tranquila ou a mais apertada? Este momento em casa pode te fazer avaliar também tudo e a observar as coisas simples que antes nem lembrava antes que existiam. Valorize isso. Pense no lado bom das situações difíceis também.

E quando tudo isso passar, como você vai estar?

Esta é a pergunta que te trago. Não falo por falar. É porque me faço esta pergunta. Nada de motivação barata.

Tudo isso irá passar e você terá feita do SEU limão o SEU suco? Do fracasso a oportunidade?

Em um mundo que muitas vezes olhamos mais pra fora, é o momento de olhar pra dentro e mudar o curso de alguma coisa que pode estar errado.

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »