fbpx
TPM

Manutenção da Qualidade

By 9 de outubro de 2020 No Comments

Este pilar envolve não só as questões de qualidade da gestão e das atividades executadas dentro de uma empresa como também atividades da segurança do trabalho e meio ambiente. Você pode estar se perguntando: tem certeza disso?

A verdade é que sim!

Muitos procedimentos operacionais passam pelo crivo da segurança. Mesmo os de caráter administrativos e de pessoas que não estão ligadas somente ao setor fabril. Isso ocorre devido a um grande avanço da saúde ocupacional, que é a preocupação com ambiente, ergonomia dos funcionários, evitar LER (Lesão por Esforço Repetitivo) dentre vários outros motivos.

Vamos listar os itens identificados neste pilar?

Procedimentos Operacionais ou Instruções de trabalho

Documentos que tem por objetivo determinar o passo-a-passo de uma determinada função com objetivo de obter o melhor resultado com a maior segurança.

Com isso temos, por exemplo, um documento com a indicação de montagem e desmontagem de uma máquina, as etapas de produção de um determinado produto, a maneira correta de operar um equipamento sem que ocorra alguma falha ou dano ao operador.

Auditorias e certificações

Normalmente existem dois tipos de auditorias diferentes: a interna e a externa.  No caso de certificação de algum selo de qualidade ou re-certificação, a primeira é responsável pela análise preliminar com objetivo de identificar se existe uma falha no processo e corrigir antes que a segunda ocorra. Porém tem um detalhe que muitas pessoas não se atentam neste momento. Vou te falar qual é.

A auditoria não tem apenas como objetivo apontar os pontos fracos de um determinado setor. Pode ser utilizada também como uma justificativa de liberação de mais recursos para adequar uma área na própria norma e/ou selo de qualidade.

A primeira vez em que trabalhei com manutenção foi para implementar um PCM do zero. Esta demanda só surgiu devido a uma indicação de uma auditoria externa. Só aí a empresa liberou recursos para que um setor de manutenção foi estruturado de maneira correta.

Minha mensagem é o seguinte: cuidado ao maquear sua situação atual. Isso pode ser um tiro no seu próprio pé.

A verdade e a padronização sempre será o melhor caminho

A padronização das ações leva a excelência das atividades. Um funcionário exemplar hoje pode ir para uma outra empresa amanhã. Como ele vai todas as informações? E que vai o substituir, tem descritivo de como treiná-lo e fazer com que o mesmo tenha os mesmos desempenhos que os demais? Se você nunca pensou nisso acredito que é o momento de o fazer.

Chega de correr para arrumar a casa porque vai ter auditoria, ou o conselho vai visitar ou ainda porque o auditor está chegando. Aplique essas pequenas dicas de maneira simples e diariamente pois você irá agradecer a você mesmo toda vez que avaliar seus indicadores ou na necessidade de solicitar mais recursos.

Eymard Barroso

Author Eymard Barroso

More posts by Eymard Barroso

Leave a Reply

Translate »