fbpx
Manutenção

Inspetor de Manutenção

By 20 de dezembro de 2018 No Comments

O inspetor de manutenção (tanto eletricista quanto o mecânico) é um dos profissionais de maior importância no setor. Agora, você sabe o motivo? Se não, vamos lá!

O que faz

Ele é responsável por identificar a situação atual do equipamento, comparar com a original e propor as manutenções junto ao setor de planejamento e programação de manutenção

Basicamente seu fluxo de trabalho é: efetuar as inspeções existentes no Plano 52 Semanas, identificar se os itens estão conformes ou não conformes, em seguida criar solicitações de serviços para intervir no equipamento caso a situação atual esteja comprometendo a integridade do ativo e muitas vezes fazer um acompanhamento diário (check List) dos mesmos.

Em algumas empresas ele também assume o papel de planejador de manutenção. Com isso, além de avaliar a condição dos equipamentos, o inspetor será responsável por solicitar material, acompanhar sua chegada no almoxarifado e aprovisioná-lo para as ordens de serviço. Nem sempre é o melhor cenário devido ao acúmulo de funções. Contudo as vezes não tem outra opção.

Habilidades

Este profissional possui os sentidos aguçados. Isso porque ele os utiliza para avaliar um ruído estranho, um cheiro de queimado por exemplo que não é comum, identificar um vazamento que não estava ali, dentre outros. Pode usar o paladar? Sim! Na indústria alimentícia por exemplo.

O inspetor é considerado o dono do equipamento. Muitas vezes de longe ele consegue, através dos sentidos, identificar se a máquina está em processo norma de operação. Está ao lado da operação instruindo uma boa utilização.

Outro ponto bastante importante é ter o timing da falha. Mas como assim? Muitas vezes o colaborador pode ver uma determinada falha na área e julgar que o equipamento pode parar rodar por mais um tempo, porém esse tempo não é o suficiente. “Roda mais 2 meses assim”. Muito cuidado em situações como essa é necessário.

Perfil

O inspetor precisa ser um profissional bem detalhista. Sempre ir nos mínimos detalhes quando diz respeito com a identificação de uma falha.

É indispensável uma boa relação com o a produção e o planejamento (no caso dele não executar esta atividade). Quem você acredita que conhece mais do seu carro: você que roda todos os dias ou o seu mecânico? Acredito que tenha respondido você. Isso se dá pelo contato e operação direta que você tem com ele. Por mais que o mecânico ou eletricista conheça da parte técnica, os ruídos e peculiaridades você saberá melhor. Da mesma maneira acontece na indústria. O operador está em maior contato com o equipamento que os inspetor. Por isso esta sinergia é importante.

Já quanto ao planejamento, o inspetor será o responsável por indicar todas as necessidades para uma intervenção. Assim um bom diálogo é indispensável. Um ponto a mais é a possível maior experiência do planejador. Na grande maioria dos casos o planejador foi inspetor antes. Com isso pode ter um conhecimento igual ou maior sobre a maquina quanto o responsável atual.

E você, concorda que o inspetor é um dos cargos mais importantes da manutenção?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »