Sem categoria

Educação e Treinamento – O pilar 5 do TPM

By 23 de julho de 2020 No Comments

Considero este pilar como parte dos pilares secundário do TPM. Se você ainda não viu os artigos dos pilares primários clique aqui e confira.

A evolução é um dos grandes propósitos do homem. Se você não está evoluindo você está morrendo. E na indústria não é diferente. Se você não está indo na direção à melhoria dos seus resultados seu setor pode estar entrando em colapso. Pessoas sendo substituídas, pessoas fazendo horas extras de maneira desenfreada, enfim, poderia passar uma vida mais seis meses descrevendo aqui o que pode ocorrer. Mas como você trabalha com manutenção acredito que sabe bem o que estou dizendo.

Então qual é o objetivo deste pilar? Permitir que as pessoas estejam em contato com os resultados (quem não é visto não é lembrado, isso vale para as metas e números também!!!), capacitação e melhoria na eficiência da identificação de falhas mesmo como evitá-las.

Ainda não está claro para você? Fique tranquilo! Vou descrever cada um dos itens agora para você. Está pronto?

Gestão à Vista

Muitas pessoas chamam também de Placar Envolvente. O que seria isso?

Basicamente é um quadro onde você encontra as metas do setor, se você está atingindo o resultado ou não…

O resultado final de uma empresa é composto por micro resultados.  Posso dizer então que cada funcionário tem o poder de colaborar com o resultado maior. Os colaboradores entendem (assim quando passados) o que precisa ser feito e atitudes que influenciam nas metas. Diante disso a postura muda e todos conseguem trabalhar em prol da mesma causa.

Matriz de Competência

Pra mim um dos itens mais importantes em uma instituição. E já te digo o motivo.

Como já falamos em dos nossos artigos aqui, a Matriz de Competência tem como objetivo identificar qual é o nível de conhecimento de um colaborador naquele momento e o que precisa ser melhorado para atingir seu próximo nível.

Exemplo: você é um Planejador de Manutenção Pleno e gostaria de ser promovido à Sênior. Nesta matriz tem de maneira detalhada os próximos passos a serem dados para o colaborador se tornar sênior.

Mas não somente isso: o gestor de manutenção consegue através desta Matriz definir qual é o plano de treinamento para sua equipe junto ao RH. Não é fantástico isso?

É como a Gestão à Vista. Se você não tem de maneira fácil e acessível estas informações você trabalha sem rumo, sem direção e quando você percebe está ouvindo as pessoas dizendo que a equipe não é qualificada ou não está conseguindo pleitear uma promoção (ou não) de um colaborador. Pense no poder desta ferramenta.

LPP

O LPP é um tipo de procedimento operacional que indica com fotos e de maneira detalhada cada ação de atividade. Vamos supor que você vá lubrificar uma máquina, você pode detalhar cada ponto de graxa, quais devem ser lubrificados primeiro e qual a especificação do material.

Um outro exemplo pode ser dado pela manutenção autônoma de um operador. Quando ele assume a operação do seu equipamento tem um check-list que deve ser verificado sempre no momento de iniciar seus trabalhos. Regulagem da máquina, qual lubrefil deve ser purgado, qual é o nível de óleo do reservatório… enfim, tudo que facilite seu trabalho e maximize o resultado da máquina.

E você, tem estes documentos na sua empresa? Conte pra gente!

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »