Sem categoria

As 3 atribuições de um programador de manutenção

By 28 de maio de 2020 No Comments

O programador de manutenção é um dos profissionais mais importantes de um setor de manutenção. O planejador providencia os recursos para execução de uma OS e o programador coloca essa mesma OS em uma linha do tempo para ser executada. Ou seja, a manutenção programada.

A estrutura de um PCM em uma determinada empresa varia muito. Pode existir a função inspetor/planejador, ou um colaborador que exerce a função de planejador, programador e controlador… varia muito. Porém hoje não entraremos neste mérito. Vamos conversar sobre o programador de manutenção em si. Aquele que exerce somente essa função.

Você está comigo? Permaneça até o final que irei te dar uma dica que pode ajudar e muito você ter uma visão macro desta função.

Identificar as ordens já planejadas

Um erro que pode ocorrer e não é comum se trata em programar uma atividade cujo recurso não está disponível ainda. Vou te dar um exemplo.

Não sei se já aconteceu com você como comigo. Mas um parceiro da execução foi executar uma OS e ao ir retirá-lo ele não estava mais lá. Ou foi usado, ou não chegou ou simplesmente sumiu. Sim, você leu certo. Estava em um box de materiais e alguém simplesmente pegou. Em muitas empresas esta etapa de certificar que o material está separado para execução é função do aprovisionador de manutenção. Porém esta função normalmente existe somente em grandes empresas.

Contudo, cabe ao programador apenas levar para a pauta de programação ordens que já possuem os recursos disponíveis.

Programação junto aos setores responsáveis

A parada de manutenção influencia quais setores? Produção, qualidade? Há necessidade de emitir a permissão de trabalho? Já avisou o setor de segurança do trabalho?

Muitas vezes está tudo certo. Materiais, plataforma elevatória, até mesmo técnico terceirizado que veio até você somente para a execução do serviço. No entanto você esqueceu de avisar o responsável pelo equipamento ou então pedir o técnico de segurança para emitir a PT. Com isso virá o transtorno de ter que “pedir benção” pro seu gestor para auxiliar nessa demanda pois o técnico disse que você precisa avisar com antecedência a necessidade da execução da permissão. Pois é, já aconteceu comigo. E acredito que você já tenha visto também.

Ou seja, identifique todos os envolvidos e os avise com a antecedência necessária.

A programação propriamente dita

Após certificar-se sobre os 2 itens anteriores chegou a hora de você colocar as atividades em uma linha de tempo.

Esta ação nada mais é que pegar todas as ordens de serviço, indicar quem serão as pessoas que irão executar e quando isso irá ocorrer.

Hoje existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para essa finalidade. Temos um MS Project e o Excel, por exemplos. Qual é a melhor? Depende pra qual será sua finalidade. Uma pode ser um tiro de canhão quando se trata de rotina. A outra muito simples pra isso.

Uma dica que posso te dar é tentar trabalhar sempre com uma semana de antecedência.

Mas como assim?

Na sexta-feira desta semana tenha pronta a programação da semana que vem. Faça repetidamente mesmo que seu índice de não cumprimento seja alto. Meça semanalmente este indicador e avalie o motivo de sua execução não ter sido 100%. Normalmente esta análise dará você uma ideia do que está acontecendo no seu setor. Falta de mão de obra, férias mal planejadas, atestado médico…

O indicador de performance (ou KPI) é simples de medir. Você pode fazer de duas maneiras:

  1. Cumprimento será igual ao número de ordens executadas dividida pelo número de ordens programadas. Ou;
  2. Cumprimento será igual ao Hxh executado dividido pelo Hxh programado.

A programação de maneira fácil e intuitiva

Uma das funcionalidades do Melvin é a criação da programação semanal.

Muitos softwares de manutenção não possuem esta ferramenta interna ou ela é de difícil utilização.

Gostaria de testar e aprender mais? Clique aqui e faça o teste gratuito do Melvin. Além disse clique aqui para ver em nosso canal do YouTube um vídeo de como criar uma programação semanal utilizando nosso software.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »