A manutenção em serviços

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A manutenção é de grande importância em todo local que exista um ativo. Seja na indústria, hospital, empresa de informática ou até mesmo no seu carro.

Basicamente existe uma empresa que produz algum produto e ela possui uma equipe destinada a trabalhar com o foco de não deixar o equipamento quebrar ou para corrigir a falha o mais rápido possível.

Agora, nem todas empresas possuem um produto e a manutenção como uma área estratégica. Muitas vezes a manutenção é a fonte de faturamento de uma companhia. Como exemplos temos empresas de terceirizadas de mão-de-obra, alinhamento e balanceamento de equipamentos dinâmicos, usinagem de campo e por aí vai…

Agora, você pode estar se perguntando: como funciona a gestão de manutenção nesses segmentos? É possível fazer?

É isso que vamos ver agora.

Gestão de Manutenção em Serviços

Uma empresa de serviços pode fazer a gestão de seus equipamentos da mesma maneira que é feita em empresa cujo produto fim não é serviços. Um cadastro de equipamentos, planos de manutenção de acordo com a criticiadade, plano 52 semanas e uma programação semanal no final.

Algumas situações que podem ocorrer neste processo são:

  1. No momento da preventiva a máquina estar no cliente. A substituição por uma igual enquanto a manutenção ocorre pode ser necessária.
  2. Muitos equipamentos podem ter como periodicidade padrão horas, quilometragem, metros, mas não calendário (semanal, mensal, anual). Isso porque a máquina pode estar trabalhando com carga máxima e em um determinado momento parada na empresa.
  3. Demandas sazonais de serviços é bastante comum. Uma empresa tem uma parada de manutenção e você precisa atende-la. Não só a ela, mas a você mesmo. Pois sua máquina deve entregar o que está sendo exigido naquele momento. Ou seja, precisa ter uma boa confiabilidade.

A oportunidade oculta

Algo muito pouco praticado nas empresas de serviços é a criação de uma demanda. Mas como assim?

Você compra um carro novo. Leva ele até uma concessionária para fazer as revisões. Possivelmente já aconteceu com você ou com um amigo. Em um determinado dia, próximo à revisão, você recebe uma mensagem da empresa informando que está chegando o momento de você ir lá novamente. O que a concessionária está fazendo? Criando uma nova demanda.

Na grande maioria das vezes as empresas prestadoras de serviços somente ligam para seus clientes caso estejam precisando de serviço. Muito pouco para sondar um novo projeto ou menos ainda para saber se irão repetir aquele trabalho executado há um ano atrás.

Diante deste cenário, é importante que prestadores de serviço tenham o máximo de informações que possam ser usadas a seu favor no futuro. O cadastro de um equipamento do cliente, escopo de serviço, plano de manutenção… e por aí vai.

Será que vale a pena? Acredito que muito! Você pode tonar seu serviço perene, e não sazonal como normalmente ocorre.

Trate sempre o negócio do cliente como seu

É possível ter uma gestão de manutenção em uma empresa de serviços. Seja ela de qualquer tipo. Tanto na sua empresa quando na empresa do cliente. Fazer isso só não vai facilitar seu trabalho, mas como gerar demandas para você também.

 

 

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