Sem categoria

4 passos para montar seu time de manutenção  

By 1 de março de 2020 No Comments

Os campeonatos estaduais começaram. Várias alterações de plantel, jogadores acabando de voltar da pré-temporada e o time ainda se entrosando para apresentar a torcida um bom futebol. Tudo normal para um início de temporada para times que cada vez mais tem dificuldade de manter um time base comparado à temporada anterior.

Na manutenção não é diferente. A grande vantagem é que você não precisa alterar seu time anualmente. Uma vez ou outra é necessário alterar alguma peça do seu elenco (se as trocas são constantes você pode estar com problemas!).

Agora, você sabe como criar um time de manutenção digno de grandes resultados?

Se você acredita que seus resultados ainda podem melhorar, ou se já está bem, mas quer fazer um benchmarking com as grandes empresas, fique comigo que vou mostrar os 4 passos pra você montar a estrutura que mais tem dado resultado.

Passo 1: tenha um organograma definido

Este organograma varia de empresa para empresa. Dependendo do tamanho da mesma e verba disponível para investimento em manutenção. Mas basicamente o organograma é:

A equipe acima é a básica. Para uma empresa pequena ou de médio porte o supervisor é responsável tanto pela manutenção elétrica quanto a mecânica.  Assim como o planejador e programador também. Você terá um inspetor de elétrica e um de mecânica assim como equipe de execução também.

Também no caso de uma empresa de pequeno e médio porte a equipe de execução inclui-se tanto os responsáveis pelas manutenções corretivas quanto os responsáveis pela manutenção preventiva.

Em empresas grandes normalmente a equipe de manutenção é separada em PCM e execução. Sendo que cada uma das funções indicadas acima é separada em mecânica e elétrica.

Passo 2: Matriz de habilidades/competência

A matriz de competência existe para dias finalidades:

  • Indicar quais são as funções de cada um no setor de manutenção
  • Indicar a cada colaborador em qual nível o mesmo se encontra e o que deve fazer para atingir o próximo

Muitas vezes o funcionário não sabe o que fazer para receber uma promoção. Tão pouco o gestor consegue muitas vezes provar ao seu superior que o seu colaborador merece, de maneira empírica, merece aquele aumento. Ou até mesmo o motivo pelo qual determinado colaborador não merece permanecer naquele time.

Dica de ouro: para uma gestão de manutenção bem feita tenha uma matriz de habilidades/competência

Passo 3: Alinhamento periódico com o time

Aqui está um dos maiores problemas que vejo no setor de manutenção (pra não dizer no mercado de trabalho). Você conhece alguém que já foi demitido e muitas vezes não sabe o motivo? É dito a ele apenas que há um corte no quadro de funcionários, corte no custo de manutenção, e por aí vai…

Muitas pessoas não desligadas ou procuram oportunidades em outras companhias pois não sabem o que precisam fazer para alcançar posições melhores na empresa atual. Em muitos casos as empresas podem assim perder pessoas que são de suma importância para a organização.

Ao mesmo tempo muitos colaboradores também erram. Você conhece algum amigo de trabalho que formou em engenharia e permanece trabalhando como técnico? Eu já vivenciei isso. Principalmente porque já fui um técnico fazendo engenharia. Então percebi que a causa de todos os problemas citados acima era a falta de comunicação.

O superior não fala pro subordinado o que espera dele. E o funcionário também não diz ao superior sobre os cursos que faz, o que ele busca naquela empresa e por aí vai. Pode ser por falta de liberdade para diálogo ou por um achar que o outro sabe que você, por exemplo, está fazendo faculdade e ele sabe que você vai formar e irá buscar uma oportunidade para você.

Uma vez vi um amigo dizer: se você almeja algo na empresa, deixe que seus superiores saibam. Se você é o empregado, faça isso. Se você é o gestor, promova momentos de troca de conhecimento, experiência e tente descobrir o que sua equipe deseja.

Passo 4: Procure os melhores. Seja um dos melhores

Um time é composto por jogadores que são os melhores para aquele time. Pessoas que jogando juntas e entrosadas tem seu potencial individual no nível máximo. Isso toda empresa precisa ter.

Para ter seu time dos sonhos você precisa correr atrás de uma equipe que gosta de resolver os problemas propostos. Ao mesmo tempo o colaborador deve ser aquele que busca conhecimento, que esteja do lado da empresa no momento que precisa e que não limite apenas ao que pedem a ele para ser feito.

Então eu te garanto. Se você conseguir alinhar os 4 passos descritos aqui hoje você irá certamente atingir o auge de uma equipe de manutenção. Fácil? Nunca será! Nada vem sem trabalho. Mas acredito que você irá menos correr atrás do problema e sim na frente dele.

 

 

 

 

 

Igor Silveira

Author Igor Silveira

More posts by Igor Silveira

Leave a Reply

Translate »